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O que é gamificação e qual a sua importância para as empresas?

A gamificação nas empresas é, basicamente, a ação de promover jogos aos colaboradores. No entanto, jogos corporativos. O ambiente interativo deve ser criado de forma a oferecer alguns aspectos similares com as atividades desempenhadas durante o exercício profissional.

Dessa forma, quando o colaborador consegue atingir os objetivos do jogo, recebe uma recompensa por isso. Esse é um fator muito importante a ser considerado: a gamificação não consiste em jogos de entretenimento, mas em uma perspectiva técnica, considerando que os colaboradores, em especial os jovens profissionais, trazem resultados extremamente produtivos em ambientes virtuais se comparados a métodos antigos de capacitação.

A pontuação deve levar a uma premiação que, inclusive, pode ser real. Não há limites para a criatividade. A empresa tem a possibilidade de investir em bolsas de estudo, folgas, ou até mesmo em viagens corporativas. Tudo dependerá dos recursos disponíveis, mas o importante é que realmente exista uma recompensa.

Por que utilizar a gamificação nas empresas?

A grande descoberta das empresas foi que a diversão é o caminho mais fácil para transformar o comportamento dos colaboradores para melhor. Esse modelo de estratégia instiga duas características do ser humano que caem muito bem em ambientes corporativos e na vida profissional: a cooperação e a competitividade!

No geral, estratégia é composta, por 6 pilares básicos:

  • REGRAS: manter o trabalho alinhado às metas e às políticas da empresa, respeitando inclusive as normas legais atuais como CLT e LGPD, pois as regras precisam ser claras e justas, e os dados pessoais coletados devem ser limitados aos necessários a realização do jogo.
  • METAS: Toda empresa que deseja atingir objetivos deve ter metas bem traçadas. Da mesma forma os jogos devem trazer várias etapas a serem cumpridas para concluir uma fase, estimulando o empregado.
  • FEEDBACK: É uma dos elementos bases da Gamificação, esse retorno em tempo real mostra aos colaboradores se as ações realizadas durante a dinâmica foram positivas ou negativas. Dessa forma, as equipes podem melhorar em vários aspectos, como aprender novas técnicas, desenvolver novas habilidades, corrigir falhas na execução de atividades, entre outra ações.
  • PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA: O colaborador deve sentir-se estimulado a participar do desafio e jamais obrigado. Ao aplicar a gamificação, a empresa faz do alcance de resultados uma atividade divertida e estimulante, compondo uma equipe proativa e de alto desempenho.
  • APRENDIZADO: Essa é uma das premissas que fazem com que a gamificação seja uma forte tendência, os games se tornam úteis pois o empregado alcança o resultado que a empresa busca de maneira autônoma e descontraída.
  • PREMIAÇÃO: No mundo dos negócios, reconhecer o trabalho do colaborador é uma forma de valorizar os seus esforços, isso faz com que a equipe se sinta importante e motivada a buscar resultados cada vez melhores.

O que é possível fazer dentro dessa estratégia?

Empresas mais ousadas podem criar um aplicativo para celular que simule reuniões ou outras situações cotidianas, de modo que os colaboradores possam demonstrar todo o seu potencial em resolver questões problemáticas da empresa.

Mensurar o trabalho realizado também é uma forma inteligente de usar a gamificação nas empresas. O critério de avaliação deve ser pautado em determinado KPI — indicador de performance. O empregado que atingir os níveis preestabelecidos, poderá resgatar a recompensa, e o que não conseguir, receberá uma explicação dos motivos que o impediram de seguir adiante.

Na prática, em quais contextos a gamificação pode ser aplicada?

Gamificação em processos seletivos: Pode ser utilizado jogo em que os competidores exercam funções semelhantes àquelas que vivenciarão no dia a dia. Ao desafiar os candidatos a mostrar e a fazer uso das suas competências, é possível enxergar melhorias no desempenho que farão com que subam de nível até chegar à conquista final: a tão desejada vaga. Além de conseguir escolher de forma totalmente justa, o melhor candidato.

Treinamentos de empregados: Participar de forma atenta é essencial para aprender algum conteúdo, ao utilizar este método as empresas tem percebido que o design e a mecânica dos jogos são capazes de envolver as equipes, prendendo suas atenções, incentivando a mudança de comportamento e o desenvolvimento de novas habilidades.

Solução de problemas: O jogo pode funcionar no esquema de perguntas e respostas, de quiz interativo e até mesmo como um brainstorm para desenvolver novos produtos ou solucionar problemas. Assim, uma situação hipotética é descrita e as sugestões são avaliadas e recompensadas conforme a relevância para a empresa.

Gamificação para plano de carreira: O plano de carreira é uma política adotada pela empresa e que norteia o percurso do colaborador durante seu contrato com a organização. Os candidatos a assumir uma nova posição podem acessar os tutoriais que direcionam para os próximos passos do seu desenvolvimento e praticar as novas funções durante o game. O sistema de rankeamento permite que os gestores acompanhem a evolução de cada um deles.

Como avaliar se a gamificação pode ser útil aos resultados a minha empresa ?

O primeiro passo para aplicar a gamificação é identificar o problema da empresa. Por exemplo:

As entrevistas de emprego precisam ser mais eficazes?
Os treinamentos não estão atingindo os objetivos propostos?
A política de plano de carreira não consegue revelar quem realmente está apto a subir de cargo?
Os vendedores não conseguem interagir e formar uma rede de contatos?
Há uma queda significativa na produtividade?

A gamificação é uma estratégia, portanto, é necessário que seja planejada para que traga resultados. Respondendo a essas perguntas sem prejuízo de outras especificas a atividade da empresa, os gestores poderão diagnosticar onde estão as principais falhas da operação e com o apoio de profissionais competentes de programação alinhados a área jurídica, estruturar um processo realmente efetivo aos objetivos da empresa.

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