A legislação brasileira vem se modernizando e permitindo a criação de tipos societários que atendam a necessidade dos mais variados perfis empresariais para uma atuação legal no mercado, uma vez que o número de interessados em ter o próprio negócio tem crescido significativamente.
Diante disso, proporcionar a facilitação para a abertura de uma sociedade traz diversos benefícios como: a regularização cadastral, controle da quantidade de empresas e atuação no mercado, aumento na arrecadação de impostos, formalização de empregos etc.
A partir disso, contratar profissionais que possam ajudar a determinar a escolha correta de um tipo societário adequado para o perfil dos sócios, levando em consideração o tipo de produto/prestação de serviço a ser colocado no mercado e as condições socioeconômica para a implementação de uma sociedade e o exercício da atividade empresarial é fundamental e primordial para o desenvolvimento e crescimento regular do negócio.
Com isso, levando-se em conta as peculiaridades de cada sociedade permitida pela lei, os sócios necessitam estar cientes dos aspectos formais, como contábeis e legais antes de criar uma sociedade. O ideal é estar cercado por profissionais que possam auxiliá-lo da maneira correta.
Quem pretende instituir uma sociedade, deve estar bem assessorado para fazer as escolhas corretas para poder empreender sem conflitos.